top of page

SEIS MINDSETS QUE PRECISA, PARA NÃO COMPRAR POR IMPULSO

Atualizado: 25 de set.

1. GERENCIAR SUAS DÍVIDAS.

1.1 Motivos

A diversos motivos para não gerencias as dividas uns, por motivos criados pela sua cabeça outros reais, como a falta de planejamento, falta de controle das despesas, uso inadequado do cartão de credito cheque especial e empréstimos, compras a prazo em excesso que comprometem a renda, gasto antecipado do salário.

São hábitos que prejudicam causando uma doença financeira, porém, informo a vocês que a cura para essa doença. E se chama mudança de hábitos, mudanças positivas que podem trazer bons frutos futuros, adianto que é necessária muita disciplina, para ajudar recomendo uma meta.

Assim que definir como está sua situação financeira, e caso queira pode optar também por um consultor financeiro de sua confiança, terá conhecimento da sua real situação da sua saúde financeira, o que facilita em mensurar e organizar seus gastos, tendo consciência para não extrapolar.

2. ADIAR A COMPRA

A nossa próxima dica, e que quando chegar aquele momento o qual chega aquela vontade imensa de comprar, adie, diga que volta depois, foque na meta estabelecida por você na primeira etapa, momento de gerenciamento da sua dívida, assim criará uma distração do objetivo que deseja comprar pois terá um motivo mais profundo que deseja conquistar.

O adiamento da comprar que para você pode parecer muito útil no ato da compra mais que será mais um objeto acumulativo no presente, pois a comprar por impulso somente gera satisfação momentânea. Trazendo em sua sequencia a frustração de mais uma dívida, e pior em diversas parcelas, que atrasam, recorrentes de juros acumulativos por atraso.

3. VERIFICAR A IMPORTÂNCIA PROS E CONTRA

Outra maneira importante de definir, e isso não e só para questões financeiras, em qualquer decisões que temos que tomar, e sempre decisivo definir os pros e contras, para avaliar de fato que é importante ou que vale a pena, na vida financeira não é diferente, a cada compra que irá comprar terá que ver os pro e contras, as perguntas a serem feitas:

1- Preciso disso?

Porque, mesmo que tenha dinheiro é melhor gastar com objetos uteis.

2- Porque comprar?

Será que você precisa mesmo desse objeto?

4. O QUE PENSA EM COMPRAR TRÁS ALGUM RETORNO OU BENEFÍCIO

É uma Pergunta categórica, por que comprar se posso realizar um investimento que podo me gerar resultados positivos financeiramente no futuro dependendo do objetivo definido.

Para gastar o dinheiro de maneira eficiente, precisa ter em mente, o porquê da compra do objeto: esse objeto vai impactar em que? Sempre buscando redução dos custos, com esse objetivo pode traças metas, exemplo: esse mês irei reduzir 10% de custos, no próximo mês mais 10% até atingir um objetivo de 30% de redução todos os meses.

Claro, acho que teria 30% da sua renda sobrando, para comprinhas? NÃO comprinhas e despesa, os 30% de redução de custos, tem objetivos de investimento, ou utilização futura, um objetivo que você deseja a longo prazo, sendo assim, todos os meses essa redução será investida para tingir o objetivo traçado por você.

5. SE NÃO TEM INTENSÃO DE COMPRAR NÃO LEVAR DINHEIRO OU CARTÃO.

Não tendo a possibilidade de compra dinheiro ou cartão dentre outros, terá mais tempo para pesar se de fato o que deseja, vai contribuir, se seu orçamento comporta essa despesa, se não vai interferir em algum outro objetivo definido por você.

No caso do cartão de credito por exemplo, você não vai pagar somente o valor do objeto comprado, irá pagar IOF, juros Rotativos, e em caso de parcelamento juros do mesmo, além do valor agregado pela loja pelo pagamento de forma parcelada e ter sido no cartão de credito. Isso vale para boletos também, mais chamado de “crediário da loja”.

6. NÃO COMPRAR A PRAZO

Como já dito em tópicos acima, todas as compras a prazo possuem juros sobre juros, o que torna a conta mais cara no final do pagamento, fazendo com que o tempo para pagamento, só se torne longo para concluir a dívida e nada vantajoso.

Diante do exposto, é fácil concluir que compras parceladas tem que ser cortadas da sua vida, uma dica, pesquise o preço do objeto desejado separe o valor e até possuir o montante, e quando concluir vá a loja compre o produto e peça desconto.

CONCLUSÃO

Bem os seis mindset básicos para tomadas de decisões sobre o dinheiro. Atualmente devido vários fatores as pessoas estão se tornando cada vez mais endividas e em diversas situações e sempre melhor pensar mais o que fazer com sua renda. No momento das anotações da sua vida financeira, conhecida como fluxo de caixa, que é você anotar todas as saídas e entradas realizadas, que seja 10 centavos, quanto mais detalhado estiver suas anotações, mais coerente será suas decisões no ato de uma compra eficiente (a vista), além da redução de custos, pois sabendo com clareza onde gasta, pode decidir onde reduzir.



Autorª Adrielly Barros

Para nos seguir e acompanhar nosso trabalho através do @anabeltrao.iab e @admadriellybarros

Comentários


Contato

INSTITUTO ANA BELTRÃO

Referência em Desenvolvimento de Pessoas e Empresas.

Telefone:

+55 (071) 99964-6430

E-mail:

comercial@institutoanabeltrao.com.br

30.144.159/0001- 40

Os seus dados foram enviados com sucesso!

© 2023 por AB Marketing & Negócios. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page