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ATENDIMENTO É UMA QUESTÃO DE POSTURA E NÃO DE TÉCNICA

https://www.instagram.com/anabeltrao.iab/“Atendimento ao cliente não é uma técnica a ser ensinada, mas uma postura a ser cultivada”. (Paulo Neruda)



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Ana Beltrão é formada em Administração com habilitação em Marketing, Especialista em Gestão de Pessoas e em Docência do Ensino Superior. É Professional Self & Coach pelo IBC, Leader Coach, Analista Comportamental/ Assessment e Analista 360º. É Palestrante, Trainner, Consultora Empresarial e Coach de Vida e Carreira.

Desenvolve trabalhos em diversas áreas da gestão, empreendedorismo, comercial, vendas e atendimento, bem como treinamentos corporativos.

CEO na empresa Ana Beltrão – Centro de Capacitação Profissional, Empresarial e Coaching. É colunista na Revista Negócios & Oportunidades de Boa Vista /RR e assiduamente concede entrevistas ao quadro “Quero Trabalhar” do Jornal de Roraima 1ª Edição. Consultora empresarial na Otimiza Consultoria e Capacitação Ltda para o cliente SEBRAE/RR.







Começo com essa frase por que ela resume toda a ideia central deste artigo e preciso lhe dizer que concordo com cada palavra contida nela. Mas valem algumas ponderações a respeito da qualidade no atendimento e gostaria de dividir com vocês.

Em uma das voltinhas que dei com meu filhote em um dos shoppings da cidade em que moramos, na loja onde parei para comprar as guloseimas que ele gosta quase tive minha tarde estragada pela má qualidade no atendimento.

O que mais me estarrece é que as empresas parecem ainda não compreender a imensa necessidade e constância em investir em gestão de pessoas.

Pesquisas apontam que, em média, 68% dos clientes deixam de comprar em virtude da má qualidade do atendimento. A partir dessa informação a importância de se ligar o sinal de alerta e investir cada vez mais na potencialidade dessa área que é a porta de entrada de qualquer empresa é primordial.

Existem ações que são substanciais para desenvolver equipes que estejam comprometidas com resultados e com a eficiência dos processos.

Tenho convicção de que efetivando essas ações melhores resultados poderão ser percebidos e não somente na melhoria dos processos, mas, principalmente, nos resultados.

Nessa nossa conversa de hoje lanço algumas ações que poderão contribuir para esse alinhamento, além de melhorar substancialmente a qualidade do serviço prestado por sua empresa e consequentemente maximize suas vendas!

- Líderes que inspirem e sejam o exemplo de suas equipes no desenvolvimento de trabalho eficiente e comprometimento com colaboradores, empresa e cliente.

- Recrutamento e Seleção bem feitos que captem do mercado profissional que realmente vão fazer diferença em suas equipes e trazer resultados.

Esta questão por sua vez implica em remunerar de maneira adequada e minimamente satisfatória e investir em benefícios para que bons profissionais sintam-se atraídos por suas empresas.

- Investir em desenvolvimento de equipes. Por melhor que seja o currículo do profissional a empresa precisa compreender que desenvolver equipe é desenvolver pessoas. Uma coisa está diretamente ligada à outra.

- Investir em capacitação, em treinamento e monitoramento da eficácia dos mesmos.

Muitas são as ponderações que podemos fazer acerca desse assunto. Mas, definitivamente as empresas precisam de pessoas que estejam realmente comprometidas com o propósito, com a missão, das empresas onde trabalham e não ocupem vagas apenas por salários mínimos no final do mês.

- Alocar os profissionais certos nas áreas certas faz grande diferença.

Como o foco hoje é na qualidade do atendimento ao cliente, então, se a necessidade é garantir excelência na prestação do serviço precisam estar ali os profissionais que irão oferecer ao cliente o que ele necessita. Além do produto que o cliente procura o que mais está lista de exigências?

Os clientes desejam agilidade, atenção, gentileza, eficiência, transparência, soluções, boa vontade, segurança e garantias.

As empresas devem partir do princípio de que o verdadeiramente define o poder de compra do cliente é o atendimento, então garantir sua satisfação aumentas as chances de fidelizá-lo.

Outro ponto fundamental para encantar clientes está nas mãos do profissional que irá realizar o atendimento. Antes de qualquer coisa e independente do que a empresa vá investir nesse profissional, é você profissional de atendimento que precisa estar comprometido com seu próprio resultado. Além de você defender o nome da empresa onde trabalha defenda também o seu próprio nome, defenda o trabalho que realiza.

Além de aumentar suas vendas, a qualidade do seu trabalho e sua carteira de clientes, através do seu atendimento pode estar abrindo portas para novos vôos e desafios profissionais, afinal, nem sempre sabemos quem é aquela pessoa que estamos atendendo e você pode estar selando seu futuro de maneira positiva ou negativa, a depender da forma como conduz seu trabalho. Sem contar que aumenta a sua visibilidade na empresa onde atua gerando novas oportunidades de trabalho e crescimento.

Fique atento e procure desenvolver um trabalho de excelência. Não queira que seu cliente saia satisfeito. Deseje que ele fique encantado!!



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