EMPREENDEDORISMO EM TEMPOS DE CRISE, UM ATO DE CORAGEM!
- Ana Beltrão

- 1 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Autorª: Neidiane Nascimento
Empreendedora e Business Coach
Período de crise é um dos temas mais solicitados nas redes, o famoso Empreendedorismo, esse é o assunto do momento, e por que será que falamos tanto em empreender durante períodos de crise?
Por um motivo muito justo, por ser uma saída para momentos difíceis, mas será que vale a pena empreender em um momento como esse? Geralmente, nós brasileiros, empreendemos por dois motivos: por necessidade ou por oportunidade. Vamos entender melhor!
Empreender por necessidade é quando o individuo, provavelmente, foi demitido e não está muito disposto a se colocar novamente no mercado de trabalho, muitas vezes agem por impulso, são bastante impacientes, buscam retorno rápido e são um tanto limitados. Já aqueles que empreendem por oportunidade são indivíduos mais inovadores e criativos, tem disposição para dedicar tempo ao negócio, são mais pacientes e investem em conhecimento, sendo os verdadeiros solucionadores de problemas. No entanto, vale ressaltar que não existe o certo ou errado, todos os dois motivos são importantes, mas empreender por oportunidade abre um leque maior de bons negócios, mais sólidos e duradouros, pelo fato de que esse projeto não surgiu para suprir apenas uma necessidade financeira do individuo, mas sim, oportunidade observada ao seu redor.
Como diz o nosso querido Flávio Augusto ( Geração de Valor), para empreender é preciso ter, " VISÃO, CORAGEM E COMPETÊNCIA", sim, e esse tripé é fundamental para que se possa tirar do papel, não apenas bons negócios, mas pra que esse negócio alcance o sucesso desejado. Portanto, tenha Visão para observar e perceber onde estão as boas oportunidades, tenha Coragem para se dedicar e fazer acontecer, e por fim Competência para gerir e fazer o melhor a cada dia.
Empreender não é tão somente ter um negócio, mas fazer com que ele seja útil para você e a sociedade em que está inserido, então busquem as oportunidades elas estão por toda parte, e em meio a uma crise elas se tornam cada vez mais nítidas, basta que você olhe mais ao seu redor. Pense: qual problema você está deixando de resolver? que projeto está aí esperando por uma atitude sua?
Empreender, meus caros, é sim, um grande ato de coragem, mas que vale a pena quando abraçamos com paixão e muita vontade o desejo de buscar por um mundo melhor, nos tornando, nada mais nada menos, que Empreendedores.




Comentários