Modelos Mentais e Resistência a Mudança
- Ana Beltrão

- 27 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
Antes de tudo vamos compreender o que significa modelo mental.
Modelo mental tem a ver com a forma com que as pessoas se acostumaram a ver o mundo a sua volta e a forma que reagem a ele. Isso implica que é muito importante cuidar daquilo que se busca cultivar dentro de si, como por exemplo, o que essa pessoa define como certo ou errado, ou, ainda positivo ou negativo.
A construção da maneira como nos acostumamos a ver a realidade começa a ser construída ainda na infância, há quem aposte que ainda enquanto gestados passamos a carregar conosco as impressões daquele espaço que, em breve, será a nossa casa. Por isso, as pessoas reagem de maneira diferente a essa realidade e as mais diversas situações as quais são expostas. Cada ser humano é único dentro do seu universo particular, desta forma cada de um nós possui sua própria maneira de ver a vida e reagir a ela.
No que diz respeito à zona de conforto o assunto toma grandes proporções, pois existem pessoas, embora não sejam maioria, que possuem a flexibilidade e adaptabilidade como características pessoais. Além de ser muito agradável conviver com pessoas assim, estas também são características valorizadas pelo mercado de trabalho. As organizações cada vez mais desejam profissionais que possuam postura positiva e flexível diante dos obstáculos.
No entanto, o mais comum é nos depararmos com indivíduos que não são flexíveis e nem tão pouco favoráveis à mudança. É mais fácil exigir que o outro abra mão de suas crenças do que nós mesmos acabarmos com nossas crenças limitantes.
Crença limitante é tudo aquilo que limita você. Por exemplo, acreditar que tudo dá errado na segunda feira é uma crença que limita. Ou achar que não importa qual caixa do supermercado você escolha, sempre acontecerá algo que irá fazer com que a fila pare de andar. Estabelecer um modelo mental, uma forma de pensar e de agir que torne o dia-a-dia mais fácil, leve e simplificado faz muita diferença na qualidade de vida do indivíduo. Esta atitude cria em torno de si mesmo energias que irão colaborar ou não com o seu crescimento, com o andamento da fila ou qualquer outra coisa que desejemos realizar.
Aceitar que o mundo é mutável e, por esta razão, tudo pode ser modificável, que as situações, cargos, receitas, amigos ou qualquer outro fato é passível de acontecer diferente do que se deseja é importante, uma vez que podem, além de simplificar problemas, minimizar conflitos.
É muito interessante que as pessoas possam se abrir para o novo, não ficar retido em uma única vibração de pensamento e, nem tão pouco, a um único modelo mental, ou seja, a uma única forma de ser, agir, ver a vida, agir diante dela, das pessoas, no trabalho ou junto à família.
Se você não estiver satisfeito com a própria vida e resultados é legal procurar se autoconhecer. Fazer uma viagem para dentro de si, entender que vibração tem emanado ao universo, pois ele te responde na proporção do que recebe de você. Cuide de sua mente, pois ela te governa. Diz-se que o cansaço mental é mais perigoso do que o cansaço físico, tamanho o poder que a mente possui sobre todo o resto.
Então, vibre e aja dentro daquilo que deseja ser ou ter. Estabeleça um modelo mental que te aproxime daquilo que almeja ser, dos objetivos que se propõe alcançar. Não tenha medo de mudar. Não assuma compromisso com o erro só por orgulho ou vaidade. Dependendo do modelo mental que tem cultivado poderá estar definindo seu fracasso ou sucesso.
Adapte-se!!
Ana Beltrão é Administradora habilitada em Marketing e possui especializações em Gestão de Pessoas e Docência do Ensino Superior. É Analista Comportamental e 360º e Professional Self & Coach pelo IBC e atua como Coach de Carreiras. Possui experiência profissional nas áreas que se propõe a trabalhar como Coach, inclusive com Educação Profissional. Palestrante, Trainer, Consultora de Empresas, e Instrutora de Gestão e Negócios no SENAC/RR. Presta Consultoria Empresarial e Coaching pela Otimiza Consultoria e Capacitação Ltda para o cliente SEBRAE/RR.

Comentários