O PODER DA SUPERAÇÃO
- Ana Beltrão

- 10 de jul. de 2020
- 4 min de leitura

Ana Beltrão é formada em Administração com habilitação em Marketing, Especialista em Gestão de Pessoas e em Docência do Ensino Superior. É Professional Self & Coach pelo IBC, Leader Coach, Analista Comportamental/ Assessment e Analista 360º. É Palestrante, Trainner, Consultora Empresarial e Coach de Vida e Carreira.
Email: coachanabeltrao@outlook.com
Facebook: /coachanabeltrao/
Instagram: coachanabeltrao
Você já se perguntou sobre o que diferencia as pessoas bem-sucedidas das outras? Ou perguntou-se como se formam os times campeões? Muitos podem ser os ingredientes que transformam essas pessoas em pessoas diferenciadas, mas sem dúvida a resposta comum às duas perguntas é a SUPERAÇÃO.
No dicionário o significado dessa palavra é claro e objetivo: ato ou efeito de superar; vitória; vencer; ir além. Na vida podemos ampliar o conceito para coisas muito maiores: Mudança de uma situação ruim para uma situação boa; ultrapassar um limite; Recuperação.
O fato é que o ato de superar é falar em atitude, em sair do comodismo, da zona de conforto, eliminar barreiras ou até mesmo crenças limitantes que minam suas energias, sua força de vontade, e promover em você uma revolução interna de tal forma que todo o seu exterior seja capaz de sentir essa força propulsora que é o querer fazer acontecer na sua vida.
Nesse momento é importante promover uma reflexão sobre o que tem feito ou deixado de fazer, quais os objetivos que deseja alcançar, promover uma análise honesta sobre os motivos que tem deixado a tristeza tomar conta de seu dia a dia ou realmente pensar sobre o que tornou-se uma barreira criada por si mesmo e que impedem você de superar os seus limites.
Responsa a seguinte pergunta: o que você tem feito o aproxima ou afasta dos seus objetivos? A resposta será a chave para superar as adversidades que tem criado em torno da realização desses objetivos ou dos obstáculos que permite que se instaure diante da sua vida.
Por exemplo, para ter sucesso em um empreendimento, sem dúvida, terá que enfrentar muitas adversidades, afinal, empreender é um desafio diário. Mas, se ser dono do seu negócio for o que vai mover você do lugar e proporcionar sua realização pessoal e profissional, desafie-se. Trace seu planejamento e promova as realizações para que cada meta seja alcançada. Foque no seu objetivo, nos seus propósitos e missão e, simplesmente, siga em frente. Isso é superação.
Em meio as crises é que podemos perceber quem realmente são as pessoas diferenciadas com quem convivemos. Se falarmos, por exemplo, do desemprego teremos dois grupos de pessoas diante de nós: o primeiro grupo, estão aquelas pessoas que possuem uma tendência a desmotivação e se colocam, muitas vezes, em situações difíceis de tal forma que, por mais que uma empresa a queira contratar, a energia, a ausência de motivação, o desânimo não permite. Esse grupo demora um pouco mais para realizar seus sonhos e anseios profissionais.
No entanto, temos um outro grupo de pessoas. Aqueles que veem no desemprego a oportunidade de rever seus conceitos, sua forma de trabalhar, seu currículo e buscam novas oportunidades de adquirir conhecimento, atualização profissional e, muitas vezes decidem por novos rumos profissionais, desafiando e permitindo-se ser o melhor que podem. Sim, irão ter dias difíceis, mas desistir de seus objetivos não é uma opção. Elas buscam na superação um novo sentindo para sua vida e realização de carreira.
Cabe a você decidir a qual grupo de pessoas decidirá pertencer.
Não significa dizer que as pessoas mais determinadas não sintam medo, não sintam frio na barriga diante do desconhecido. Significa dizer que para chegarem nos resultados que almejam elas não permitem que o medo as paralise. Elas enfrentam o medo, superam e vencem.
E o que dizer das pessoas que vencem barreiras físicas e preconceitos e são verdadeiros exemplos de superação e vitória? Você conhece Bethany Hamilton?
Bethany, nasceu no Havaí e pertence a uma família de surfistas, assim aos 8 anos de idade decidiu seguir sua vocação herdada em seu DNA: ser uma surfista. Em 2003 ela sofreu um ataque de tubarão tigre de aproximadamente 14m e perdeu 60% do sangue do e, também seu braço esquerdo. Para sobreviver precisou vencer um estado de muita gravidade, perigo de vida e passou por várias cirurgias. Mas ao contrário do que muitos pensaram, ela sobreviveu e não demorou para estar na água novamente e fazendo o que mais gosta: surfar. Em 2004 sua autobiografia foi publicada, Soul Surfer, e virou filme em 2011 com o mesmo título.
Esta é Bethany Hamilton e temos muitos outros bons exemplos de superação e aqui no Brasil mesmo, pertinho de nós: Zica Assis, fundadora do Instituto Beleza Natural; David Camelô, atualmente palestrante e empresário; o maestro João Carlos Martins, entre tantos outas pessoas. Sem falar nos muitos desconhecidos, Joãos e Marias, que vencem suas guerras diárias, mas que não permitem que o medo ou as dificuldades os abalem e superam-se a cada dia.
Tenho certeza que você que está lendo esse artigo também tem sua história de superação ou, ainda, deseja muito vencer na vida. Não espere mais um minuto se quiser. Cada minuto perdido é um minuto desperdiçado. Estabeleça suas metas, planeje, busque ajuda se achar necessário, mas mova-se.
As pessoas só dirão que você não é capaz se você permitir. Ninguém tem o direito de dizer que você não consegue, a menos que você permita. O não você já tem, trabalhe, mude sua realidade e transforme esse não em SIM e sinta o sabor inigualável de curtir e viver suas vitórias e seu sucesso.
Aaah, e me manda um e-mail, quero muito ouvir sua história e vibrar junto com você!
SUPERE-SE!! GO!

Comentários